Testes Gigabyte GA-EP43-DS3L


A placa suporta processadores Intel Core 2 Duo / Quad, o novo Pentium e Celeron com FSB até 1333, fez parte do conselho de azul corporativo eo tamanho corresponde ao estreito "» ATX-soluções. Tal como acontece com todos os novos modelos da Gigabyte, a decisão suporta a capacidade de alterar dinamicamente a quantidade de fases de alimentação CPU, o que deverá reduzir o consumo de energia em baixa carga no sistema.


Плата Gigabyte GA-EP43-DS3L

Gigabyte de memória GA-EP43-DS3L é projetado para a instalação DDR2-1066/800/667 e 1200 MHz placa, bem como FSB 1600 MHz ônibus irá operar no modo overclocking. RAM máxima de até 16 GB.

Ao lado dos slots de memória estão localizados a bordo de alimentação ea FDD, o que facilitará a montagem do sistema. Em geral, o conselho de design não levanta objecções, exceto que a placa colocada através do slot IDE. Mas, dada a transição para povalny SATA, drives com uma interface paralela é praticamente não ocorrem mais no mercado.

O sistema de energia do processador construído um esquema de quatro fases, utilizando-se de estado sólido capacitores e indutores nos núcleos de armadura, mas desde que a placa pertence a uma série Ultra Durable, componentes similares são usados ​​no resto da cadeia alimentar. Como um processador adicional conector de alimentação ATX12V instalado regular.

Подсистема питания процессора

Fichas de refrigeração de um chip à custa de radiadores de alumínio, pequeno para a Ponte do Sul e um suficientemente grande no norte. A transição para 65 nm tecnologia de processo teve um impacto positivo na dissipação de calor, mas o uso de dezesseis linhas, PCI-E 2.0, mesmo um ligeiro aumento do nível do TDP chipset: 22 W (9 W idle) no P45/P43, em comparação com 16 watts (6 watts idle) em P35. Para ligar o ventilador tem quatro slots, dois dos quais - os quatro.

A funcionalidade é limitada pela placa-mãe Southbridge ICH10: seis portas SATA de 3 Gb / s, doze portas USB 2.0, dos quais oito estão no painel traseiro, quatro slots PCI-E x1 e dois PCI regular. O conselho também divorciado, COM e LPT-port.

Gigabyte GA-EP43-DS3L

Para apoiar um canal IDE único para dois dispositivos na GA-EP43-DS3L é um chip JMicron 368. O subsistema de áudio é implementado através da Realtek ALC888 codec HDA-, rede Gigabit Ethernet-enabled baseado no chip Realtek 8111C.

JMicron 368 Realtek ALC888 Realtek 8111C

O painel traseiro tem dois conector PS / 2, óptico e coaxial S / PDIF, porta LAN, oito portas USB e seis conectores de áudio. Taxa se aplica aos membros mais jovens de uma série de produtos baseados na Intel Gigabyte P43 Express e este número é mais que suficiente para a entrada de nível de sistema.

Задняя панель Gigabyte GA-EP43-DS3L

De recursos cartão de nota a presença de dois chips com BIOS, que é danificado no mesmo microcódigo, vai arrancar o seu sistema e restaurar o chip com problemas.

Микросхемы BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

Chips e baterias são praticamente no centro do tabuleiro, o que não é tão crítico, mas os contatos Clear CMOS localizado mesmo ao lado do slot PCI e instalou a placa de expansão PCI-E x1 acesso a eles será difícil.


BIOS

BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

O BIOS da Gigabyte GA-EP43-DS3L é baseado no Software Award microcódigo e as suas capacidades permite que um bom sistema para ajustar ou melhorar o desempenho do seu computador por overclocking. Para este último, todas as configurações estão localizadas na MB Intelligent Tweaker do menu (MIT).

BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

Aqui você pode controlar o multiplicador do CPU, e, inteiro e valores fracionários são escolhidos separadamente, ajustando o sistema de interface de barramento, o PCI-E, selecione um dos perfis de overclock seguro que os usuários vão gostar, freneticamente medo overclocking palavras.

BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

A freqüência do FSB é alterado na fantástica gama de ônibus 100-1200 MHz PCI-E - 90 a 150 MHz.

BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

Parágrafo Controle Advanced Clock há configurações chipset sutis, como unidade de CPU relógio e Unidade Relógio PCI Express, alterando a amplitude da freqüência de ônibus ligando a ponte norte para o processador e PCI Express. CPU Clock Skew e MCH Skew pode definir o intervalo de tempo entre o relógio assinala o CPU e da ponte norte.

BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

Na configuração da memória um dos pontos importantes é o desempenho Enhance, que controla os parâmetros, tais como o nível de desempenho, afetando o desempenho do sistema devido a mudanças no chipset atrasos internos. Em vez de valores numéricos disponíveis para o usuário apenas os modos Standard, Turbo e Extreme. É possível ativar o perfil de XMP, projetado para o padrão de memória, DDR3 - que aqui faz neste momento difícil dizer. Você pode escolher Profile1 Auto, ou Desativar. Se você escolher Profile1, em seguida, lê as configurações do perfil da memória EPP. Mas por que é XMP?

BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

O modo de memória é determinada pelo fator selecionado com uma designação carta que informa o usuário como em qual freqüência o FSB é um fator dado.

BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

Horários, em contraste com as placas-mãe baseadas no chipset Intel P35 ou mais cedo, estão disponíveis imediatamente, sem pressionar a combinação de teclas "Ctrl + F1», que já é extremamente esconde função inútil. Atrasos adicionais moveu o submenu Timing Control Avançado.

BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

Então você pode instalar podtaymingi para cada canal individualmente. Valor do piso estática é responsável por Nível de Desempenho com mais precisão do que o "turbo" ou "extrema".

BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

Da tensão disponível pode mudar CPU Vcore (para 2,0), Rescisão CPU (FSB Voltage Rescisão, CPU VTT - processadores Penryn para colocar a tensão acima de 1.45V não é recomendado), que é útil para overclocking quad-core CPU PPL, CPU de referência (que define nível de referência de tensão para a lógica do GTL deve ser mudado em paralelo com a CPU VTT). Para alterar a tensão na opção ponte norte fornece MCH Core, no sul - ICH I / O.

BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

Responsável pela memória DRAM Voltage item, cujos valores após a V 2.0 são destacadas com a cor rosa, e depois de 2,2 V - vermelho. Este é o único item que pode informar o usuário de valores de tensão perigosa para os componentes do sistema.

BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

Além disso, cada opção, o usuário pode selecionar o modo Auto, e depois a tensão vai subir com o aumento da freqüência de FSB, em qualquer Normal, assim, fixar os valores-padrão.

Todos tensão variável listados na tabela abaixo:

Parâmetro A gama de alterações
CPU Vcore 0,5-1,6 V em passos de 0,00625 V, e 1,6-2,0 em incrementos de 0,1
Rescisão CPU 1,05-1,2 em passos de 0,05 V e 1,2-1,5 V com incrementos de 0,1 V
CPU PLL 1,55-1,85 V, incrementos de 0,1 V
CPU Referência 0,807 / 0,825 / 0,848 / 0,868 na
MCH Núcleo 1,0-1,4 V em incrementos de 0,1 V
IOH I / O 1,55-1,85 V, incrementos de 0,1 V
Voltagem DRAM 1,8-2,5 V em incrementos de 0,1 V

Configurações na CPU (bit XD, C1E, TM2, EIST, VT) estão concentrados no Futures Advanced BIOS, embora a presença destes parâmetros na MIT seria mais justificada.

Monitoramento magra permite monitorar apenas a voltagem na CPU, memória, nas linhas de 3,3 V e 12, bem como a velocidade de quatro torcedores. É possível definir um alarme quando uma certa temperatura da CPU ou parar cada um dos quatro torcedores.

BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

Bem, a notícia mais alegre para usuários comuns, que é a capacidade de flash da BIOS significa o conselho a partir de qualquer drive flash USB conectado.

BIOS платы Gigabyte GA-EP43-DS3L

É claro, os entusiastas também não vai desistir de uma função muito útil. É gratificante verificar que este recurso é suportado, mesmo bordo de uma barata, no momento, como alguns concorrentes, esta opção só está disponível em certos modelos de preços mais elevados.


Software adicional

Como observado acima, a placa é Gigabyte GA-EP43-DS3L suporta fases de alimentação desativação CPU de um sistema simples, mas para implementar este recurso, você deve instalar um programa adicional para Dynamic Energy Saver Advanced, que permite também monitorar o número de watts economizou tempo e trabalhar a tecnologia.

Dynamic Energy Saver Advanced

Quando o overclocking Core 2 Duo E8500 sem problemas com a estabilidade do sistema não foi observado, as duas fases, como esperado, com um simples sistema desligado.


O nível de aceleração

Para descobrir a taxa potencial de overclock foi coletada a seguinte configuração:
  • Processador: Intel Core 2 Duo E8500 (3,16 GHz);
  • Memória: G. Skill F2-8800CL5D-4GBPI (2x2048 MB, DDR2-1100 5-5-5-15-2T, de canal duplo);
  • Placa de vídeo: 384m ASUS EN8800GS TOP;
  • Disco rígido: Samsung HD252HJ (250 GB, SATA2);
  • Fonte de alimentação: Seasonic SS-600HM (600W).

Os testes foram realizados em um ambiente Windows Vista Ultimate x86 SP1, como o teste de estresse foi utilizado utilitário OCCT 3.01 com uma hora e executa uma grande matriz. Fator para a memória exibiu o mais baixo possível timings de 5-5-5-15 estavam no formulário. A versão BIOS foi F8.

Até 419 MHz placa sem problemas teste realizado hora, mas depois disso a marca se recusaram completamente de começar.

Разгон Gigabyte GA-EP43-DS3L

Ele não quer ajudar o aumento do estresse ou mudança nos coeficientes do processador e memória.

Разгон Gigabyte GA-EP43-DS3L

Qual é o problema? É muito simples. O fato de que a Intel P43 Express chipset tem um limite artificial sobre o aumento do FSB e placa-mãe baseada nele não funcionam a frequências superiores a 420-430 MHz. Neste caso, o fabricante definir o limite em 419 MHz, que placa-mãe para manter a estabilidade operacional completo sem aumentar a tensão sobre o chipset.

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

© 2008 Por *Setap5 ..V.G.A .. FJ*