27 Novos Processadores Intel


RIO - Vem aí uma superturbinada nos processadores da Intel. Esta semana a gigante do hardware vai anunciar 27 novos processadores para desktops e notebooks, sendo cinco Core i7, oito Core i5, quatro Core i3, sete chipsets da série 5 e três novos Centrino, com funções sem fio. A ideia, como acontece a cada fornada de CPUs, é tornar o PC bem mais rápido do que antes, permitindo execução multimídia cada vez mais estável, com som de alta fidelidade e vídeo de alta definição, e - para acompanhar a onda verde techie - economizando energia.
Tivemos a oportunidade de dar, em primeira mão, uma olhada no Core i5-661 para PCs de mesa, que veio com Windows 7. O i5 é um dos primeiros processadores Nehalem (codinome Clarkdale) com circuitos de 32 nanômetros, o que lhe confere uma velocidade espantosa. Não por acaso, navegar pelas telas do Media Center (um aplicativo multimídia tradicionalmente pesado) na máquina em questão foi como pilotar um planador num céu de brigadeiro.
Eu já havia testado um Core i7 com uma configuração poderosa (4GB de memória e meio terabyte de disco rígido), mas ele tinha um porém: vinha com o manco sistema Windows Vista, pesado e cheio de não-me-toques.
Este i5 tinha configuração parecida (4GB de memória e 320GB de disco), mas com a vantagem de um Windows 7 Ultimate - e o novo sistema da Microsoft se comporta muito melhor, de um modo geral, embora mexa em coisas que já considerávamos mais do que óbvias no Windows (exemplo: Painel de Controle), tornando-as menos claras. Tenho mexido com o Windows 7 há semanas num netbook (em breve, a análise sairá aqui) e ele foi bem menos invasivo do que o Vista. Mas essa é outra história.
Num longo documento, a Intel tenta justificar mais essa enxurrada de tentações para nós, pobres mortais que tentam se manter em dia com as últimas tendências em tecnologia, sabendo que elas serão passado num piscar de olhos (suspiro).
Essa corrida tem sido um tanto cansativa, mas a verdade é que o binômio banda larga + multimídia não dá mostras de arrefecer tão cedo. Números citados no documento concordam (é claro): a IDC prevê um aumento progressivo no volume de PCs para consumidores até mais de 20% em 2013; e a explosão da internet deve continuar - se por um lado, o número de usuários mundiais subiu de 360 milhões em 2000 para 1,73 bilhão este ano (aumento de 480% na década), isso representa apenas 29% da população mundial, portanto ainda há muitas vidas digitais esperando para nascer no planeta.
Enquanto isso, 90% dos internautas entre 18 e 29 anos consomem um bocado de vídeo online, pelo menos nos EUA, segundo o Pew Internet Project; e cresce a olhos vistos o número de usuários que se aventuram pelas trilhas multimídia, de acordo com estudos da própria Intel: as três principais tendências são a digitalização/edição de fotos, a edição de vídeo no PC e a composição de música. Sem falar nos jogos - se 39% dos usuários jogam games simples e casuais na máquina, 41% mergulham nos "jogões" de alta octanagem, online ou offline.
Vem daí a nova família de processadores, desenhados para uma TV online que realmente possa ser chamada de televisão, uma característica multitarefa que não deixe o computador "pensando" por infinitos minutos - a propósito, o modo de rodar o bom e velho XP dentro do Windows 7 funcionou em segundos no Core i5 - e a possibilidade de ver um Blu-Ray no desktop. A própria Intel fez uma comparação de desempenho do i5 com um produto anterior, o Core 2 Duo, de 2006. O tempo para criar e editar um vídeo de meia hora com este era de três horas, mas cai para 49 minutos com o i5.
Nos testes aqui, abrimos diversos softwares ao mesmo tempo - rodando alguns de mídia dentro do modo XP e também no próprio Windows 7, com vídeos e músicas - enquanto entrávamos na demo do game "World in Conflict" com o resto dos programas operando.
Enquanto mexíamos no game, nada se alterou na máquina; parecia que ela não sentia nem uma cosquinha. Tanto os vídeos quanto o game passaram numa definição infinitamente maior que a do netbook, que tinha um processador Intel Atom.
O Google Earth foi baixado rapidamente e funcionou a contento, assim como um plugin do Google Chrome para o IE 8. A gravação de um DVD também não tomou muito tempo; assistimos a um vídeo no YouTube ao mesmo tempo.
Um senão no PC que nos foi enviado é que a entrada para fones dianteira não funcionava (só a entrada traseira os detectou). Outro senão foi que, após entrar no modo de hibernação (Power Save), a máquina, ao voltar, apresentou uma "tela azul" dizendo que havia falha no hardware e seria preciso entrar em contato com o fornecedor. Ooops! Foi preciso reiniciar o computador, que voltou ao normal (não sem antes mostrar a tela avisando que o Windows fora desligado incorretamente e perguntando se seria o caso de iniciar no modo de segurança).

DIGITE A aqui o resumo do post

Digite aqui o resto do post

0 comentários:

Postar um comentário

Marcadores

© 2008 Por *Setap5 ..V.G.A .. FJ*